Somos capazes de imaginar o que queremos e até mesmo sentir o gosto da conquista. Se temos essa capacidade e um potencial ilimitado, o que acontece quando entramos na ZONA DE CONFORTO e não conseguimos sair dela? Por que tantos sonhos e desejos permanecem apenas na nossa imaginação? Porque não conseguimos sair da zona de conforto? Por que é tão desafiador iniciar novos hábitos?
Nós somos movidos por sonhos e desejos. Queremos muitas coisas na vida. Somos capazes de imaginar o que queremos, os resultados que gostaríamos de ter e até mesmo sentir o gosto da conquista. Mas se temos essa capacidade e um potencial ilimitado, o que acontece?
Por que tantos sonhos e desejos permanecem apenas na nossa imaginação?
Por que não conseguimos sair da zona de conforto?
Por que é tão desafiador iniciar novos hábitos?
É bem comum começar o ano com a nossa lista de objetivos pronta. É um momento em que estamos motivados e entusiasmados com as novas possibilidades do ano, lançamos metas e pensamos intimamente: “Agora vai!” Porém existe um famoso “mas” chamado zona de conforto. Afinal, não nos desenvolvemos como poderíamos porque ficamos limitados a nossa zona de conforto.
A Zona de conforto é um “lugar” onde quem deseja crescer, evoluir, aprender e se desenvolver não deveria permanecer por muito tempo. Pois, estando lá você vai permanecer exatamente onde você está hoje. Ela é a pior vilã na concretização de um sonho! Aqui você pára de progredir porque foca no que já sabe e aprendeu. Não ousa sonhar mais alto!
Nesta zona nós evitamos as coisas. Quando permanecemos muito tempo nela o ato de evitar as coisas pode se tornar um modo de vida, cuidado! Sabe o que vai acontecer? Você vai saber o que quer, mas vai precisar ser incentivada a fazer aquilo que é melhor para você. Incrível, você sabe o que quer, mas não conseguem sair da zona de conforto.
Só que não há outro caminho. Quem quer progredir precisa ir além. Se você não estiver disposto a dar um mergulho fora dela, seus sonhos serão apenas… Sonhos!
Por exemplo,
Se você quer emagrecer, deve encarar a dor de se privar de comidas que gosta.
Se você terminar um relacionamento, você tem que encarar o fato de ficar sozinho.
Se você quer começar um negócio, você tem que encarar a possibilidade de errar e fracassar
A vida promove oportunidades incríveis, mas se você ficar parado vai sair perdendo.
Como resultado, ao permanecer na zona de conforto e ter medo de encarar a dor, você não se permite desenvolver mais. E naturalmente, deixa de realizar suas aspirações e objetivos.
Ficamos na zona de conforto porque tememos o que não conhecemos. Mas se você se pega constantemente em estado de imaginação, está na hora de deixar as barreiras da zona de conforto. Vamos lá! Agora vai….
Se você sair da zona de conforto é bem provável que você transite na zona do medo. Aqui você vai ficar ansioso e vai ter medo de mudar porque justamente está passando por algo novo. Acredita que não vai conseguir fazer. Se deixa afetar pelas opiniões alheias. Surge o estresse, o desencorajamento, e muitas dúvidas.
Para transpor esta zona, terá que trabalhar suas emoções. Principalmente o obstáculo do MEDO.
É claro que ninguém gosta da zona do medo. Com ele surge o risco, o erro, o fracasso, e a incerteza, coisas que são imprevisíveis e desconhecidas.
A única forma de ultrapassar a zona do medo é enfrentá-la. Normalmente quando você decide enfrentar o seu medo, percebe que afinal não era assim tão assustador quanto parecia. Você não pode deixar que os medos o dominem, afinal você tem uma intenção, algo que você se comprometeu a realizar.
Vamos lá! Enfrente a zona do Medo. Você sabe que pode mais!
Passando a zona do medo, entramos na zona do aprendizado. É onde fazemos acontecer o progresso ao escolher atividades que nos desafiam, que nos fazem crescer e evoluir. Nos abrimos para novas ideias e oportunidades. Decidimos aprender coisas novas.
A zona de aprendizado é também uma oportunidade de crescer. E de expandir a sua visão de mundo. É natural sentir-se inseguro, mas você decide ir além.
Você deve escolher qual espaço prefere: a Zona de conforto, um local seguro e familiar, geralmente limitante e até desconfortável; ou a Zona de aprendizado, um local no qual você se lança ao crescimento pessoal e profissional de forma consistente.
A zona de aprendizado é onde você descobre suas forças, talentos e desenvolve novas habilidades!
A última zona é a da superação, conhecida como a área em que coisas incríveis acontecem apenas para quem ousa sair da zona de conforto. Para quem ousa ir além. Esta é a zona dos grandes desafios e realizações!
É a zona da mudança. Mas mudança não significa perder o que você tinha. Significa adicionar, ganhar. Mudança significa desenvolvimento e crescimento!
A zona de superação é onde os sonhos e desejos se transformam em metas e objetivos e consequentemente em realizações.
Permita-se ultrapassar a zona de conforto.
Ouse fazer, experimente, sonhe e mova-se em direção ao seu objetivo.
Você é capaz!
Roberta Sanzi. Todos os direitos Reservados